Regras eleitorais, fake news e urnas pautam encontro do TRE-RS com a Agert

Gabriel Marques

Regras eleitorais, fake news e urnas pautam encontro do TRE-RS com a Agert
Foto: Nathália Schneider (Diário)

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) e a Associação Gaúcha de Rádio e Televisão (Agert) realizaram, nesta segunda-feira, no Park Hotel Morotin, o “Seminário sobre Eleições 2022 – diálogos eleitorais”, evento voltado a orientações sobre as condutas adotadas pelos veículos de comunicação durante o período eleitoral deste ano. Na terça, começa o calendário de convenções, que irá até dia 5 de agosto, quando são confirmadas as candidaturas ao pleito.

Em discurso que abriu o encontro, o desembargador e presidente do TRE, Francisco José Moesch, destacou o momento político atual do Brasil, e as diferenças que existem em cada localidade do país, que é de proporções continentais:– As eleições devem ter harmonização, serenidade e paz, sendo o terceiro o que mais precisamos. Vamos fazer eleições limpas, seguras e democráticas.

LEIA TAMBÉM:

Marcada data para novo júri de Leandro Boldrini, acusado da morte do filho BernardoApós redução do ICMS, gasolina está R$ 1,12 mais barata em Santa Maria

A respeito da polarização política, Moesch frisou que há espaços para todos os posicionamentos no debate.– No espectro da democracia, ninguém é titular de espaço. Temos lugar para conservadores, liberais, progressistas, extrema direita e extrema esquerda. Esperamos que toda a estrutura sirva para facilitar a escolha do eleitor – afirmou.

Do lado da Agert, Roberto Cervo Melão, disse que a associação vai trabalhar para que tudo ocorra bem com suas filiadas no período eleitoral:– A Agert está de mãos dadas com o tribunal. Nossas emissoras estão comprometidas com a verdade e com o cumprimento da lei – ressaltou o presidente da associação.

Ainda durante o seminário, houve um momento de explicação sobre o funcionamento da urna eletrônica, utilizada para a computação de votos, e a segurança que ela apresenta contra hackers.– O nosso sistema faz, na verdade, que a fraude seja inviável – afirmou o secretário de Tecnologia da Informação do TRE, Daniel Wobeto.

O fenômeno crescente das fake news, seja para causar a desconfiança do sistema eleitoral brasileiro, seja para qualquer outro motivo, também foi tema.– Nós, cotidianamente, estamos desmentido informações falsas – disse o coordenador da Escola Judiciária Eleitoral, Carlos Vinícius Cavalcante.

Além dos técnicos do tribunal, a vice-presidente da Agert, a advogada Débora Dalcin, fez uma exposição sobre as regras eleitorais aos meios de comunicação.

Leia mais notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

No Dia do Futebol, conheça as principais escolas e escolinhas que preparam jovens atletas para o sonho de ser jogador profissional Anterior

No Dia do Futebol, conheça as principais escolas e escolinhas que preparam jovens atletas para o sonho de ser jogador profissional

Matrículas de selecionados na chamada regular do Sisu terminam nesta segunda-feira Próximo

Matrículas de selecionados na chamada regular do Sisu terminam nesta segunda-feira

Geral